quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Xerém de Conquilhas

Boa noite. Nada melhor que estrear o blog com um prato bastante típico da minha terra.
Xerém ou papas de milho como é conhecido em alguns locais, é um prato típico e apreciado em Olhão.
Este é um prato com alguma tradição. Primeiro porque sempre foi um prato muito ligado às famílias menos favorecidas principalmente pescadores, porque é um prato bastante económico e depois porque é bastante sólido, deixando-nos satisfeitos.
O xerém pode ser servido frio, quente, ou até mesmo frito. Pode ser guarnecido também com conquilhas, ameijoas, enchidos, carne frita, ou pão frito.
A forma tradicional de preparar o xerém, é fritar os enchidos e depois juntar água e ir juntando aí cerca de  300g de farinha de milho (para 4 pessoas) e ir mexendo bem para não agarrar (o melhor para mexer será umas varas). Juntar aí um litro de água se for necessário junte mais um pouco. Quando o xerém estiver quase pronto, adicione então as conquilhas ou as ameijoas e abra-as no calor do xerém, nessa altura pode adicionar também o pão torrado ou frito, reveja os sabores e está pronto a servir.
Se pretender um xerém assim um pouco mais composto, pode preparar um caldo à parte, um bom refogado com umas echalotas e alho picado, na altura de juntar os bivalbes, pode aproveitar para abri-los à bulhão pato e juntar no tacho com o seu caldo. No final uns coentros picados que de certeza irá deixar a sua confecção ainda melhor.

Obrigado

1 comentário:

  1. Muito bem, bela iniciativa.
    A diferença de um bom profissional para um muito bom sao os pequenos pormenores.
    Parabens
    Abraço

    ResponderEliminar