sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Açorda de Bacalhau

Bom dia,
Hoje vou falar um pouco da açorda. A açorda é também um prático típico português. É basicamente preparada através de um caldo aromatizado, com fatias de pão inteiras ou então aos bocados, servida com um  ovo escalfado e enriquecido com bastantes coentros. No entanto a nossa gastronomia e nossa cultura traz-nos um algumas variantes. Podemos servir açordas de marisco, de bacalhau, ou outros peixes e até de carne.
Neste caso aqui em cima temos uma açorda de bacalhau um pouco modificada. Temos um caldo preparado à parte com as aparas do bacalhau e aromáticos, depois o bacalhau foi escalfado a vácuo e confitado durante 20 minutos da 70ºC. A clara do ovo foi cozinhada a 60º C durante duas horas e emulsionada com o caldo do bacalhau, a gema foi apenas escalfada sem deixar cozinhar o seu interior. Preparei ainda uma miga de pão com o caldo à parte e servi com uma couve.
Este prato vem de uma ideia do Chefe Vítor Sobral que é um dos profissionais que mais admiro pelo seu currículo e pela forma como trabalha, utilizando bastante o produto português e valorizando a nossa gastronomia portuguesa sem quaisquer preconceitos.

Obrigado

1 comentário: