segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bife de Atum de Cebolada

Boa noite,
Hoje trago-vos mais um prato típico do nosso Algarve. Temos o bife de atum de cebolada, que é um prato bastante saboroso, e muito simples de elaborar.
Este prato vem de uma tradição de várias gerações. Nós no Algarve sempre fomos reconhecidos pelas grandes armações de atum que sempre tivemos ao longo da nossa costa. O atum é um peixe muito característico, são animais que rondam os 100 e os 250 Kg os melhores exemplares e medidas de 2 a 3m. O atum desde a altura do ano 150 que tem vindo a ser capturado na nossa costa, depois com o aparecimento da indústria conserveira, também pioneira no Algarve. As conservas de atum começaram a sair e atualmente são vendidas para muitas partes do mundo e bastante apreciadas.
No Algarve temos Lagoa, Olhão, Tavira, que são cidades com forte ligação à pesca do atum. Atualmente temos uma empresa japonesa sediada aqui em Olhão, que nasceu em 1996 que tem como objectivo a apanha do atum fornecendo o mercado japonês para que seja feita o comércio do sushi tão apreciado pelos japoneses. O atum é um peixe com uma história vastíssima.
Para este prato optei pelas batatas cozidas para acompanhar, isto para começar, mas há imensas pessoas que servem com batatas fritas, e acreditem que a batatinha frita naquele molho do atum fica com um sabor espectacular. Isto é muito simples. Apenas convem temperar os bifes cortados com cerca de 1 a 2 cm de altura com sal, pimenta, uns alhinhos, louro, vinho branco e um pouco de vinagre se quiserem. Depois se preferirem refogar a cebola à parte para não correrem o risco de queimar, isso é à escolha. Mas podem refogar a cebola ligeiramente, depois juntar os bifes temperados e deixar cozinhar com uns alhos picados à mistura, quando estiverem quase terminados refresca-se com vinho branco e tapa-se para terminaram. Não devem deixar cozinhar demasiado porque depois o bife vai acabar por perder a suculência e vai ficar seco.
Por fim como não podia deixar de ser, envolvemos as nossas batatas previamente cozidas com o molho na frigideira e damos amor ao nosso prato (coentros picados por cima).

Obrigado
Pedro Coelho

sábado, 28 de janeiro de 2012

Choquinhos com tinta fritos à moda de Olhão

Boa noite,
Nada melhor para um sábado do que acordar de manhã e dar uma voltinha pela praça municipal de Olhão. Hoje trago-vos uns choquinhos fritos, apanhados na nossa ria e vendidos ainda vivos na nossa praça municipal. Esta é iguaria bastante apreciada pelos nossos habitantes. Podem ser acompanhados com batatas fritas (o mais típico), ou outra guarnição a gosto.
Para a confeção não deve ser retirada a bolsa de tinta para manter o verdadeiro sabor. Depois basta fritá-los em azeite, alho e uma folha de louro. Podemos refrescar com vinho branco e no fim podemos adicionar ainda uns coentros picados para reavivar sabores.

Obrigado

Pedro Coelho

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ovos com tomate

Boas pessoal,
Um bom petisco pode sair da criação mais simples. Para mim isto é petisco delicioso, simples e facílimo de confecionar. Uns simples ovos com tomate sobre uma tostinha de pão caseiro com azeite e orégãos. Isto pode ser acompanhado de uma cavalinha grelhada ou até mesmo em conserva. Será com certeza um petisco óptimo para um final de tarde ou até mesmo um almoço ligeiro.
Este que aqui está é uma receita muito simples. Com meia cebola, metade de um tomate maduro pelado e dois dentes de alho picados, depois é refogar tudo muito bem, juntar três ovos e basta para criar este prato. Temperar com sal e pimenta e juntar alguns coentros picados e está pronto.

Obrigado

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arroz de Choco

Boa tarde,
Apresento-vos agora um prato típico algarvio. É um arroz de choco, uma confeção simples, confeccionado a partir de um bom caldo e um refogado com umas cebolas, alho, pimentos e algum tomate. É um pouco parecido com um arroz de polvo (um prato também bastante apreciado nas nossas terras). Esta confeção na foto apenas leva choco, mas pode guarnecer o seu arroz com umas ameijoas, camarões, fica a seu gosto. Um prato bastante saboroso e fácil de confecionar para aqueles que apreciam o produto do mar.

Obrigado

Marmelada

Boas pessoal,
Hoje venho mostrar um pouco da nossa terra. Vou falar-vos de marmelada. Isto porque recebi um email com uma crónica do famoso crítico gastronómico Virgílio Gomes.
Bem a marmelada é um produto feito a partir dos marmelos que é o fruto do marmeleiro. A marmelada acaba por ser  um puré da polpa do marmelo cozinhado e açucarado.
A marmelada em tempos dos nossos avós era uma iguaria muito apreciada em Portugal, acabou por desaparecer um pouco e agora regressa novamente com os chefs atuais a fazerem uso do que de tradicional há em Portugal.
Para a marmelada precisamos de 2kg de marmelos, cortar aos quartos tirando as pevides e colocar numa bacia com água e uma mão de sal grosso. No fim devem ser passados por outro água e bem lavados. Num tacho juntar 2/3 de um copo de água e 1 kg de açúcar e levar ao lume deixando cozer até fazer ponto estrada. Passar pela varinha mágica e verter num tabuleiro deixando arrefecer. Cobrir com um papel vegetal e levar ao frio. Receita by: Chef António Marques (Chef Pasteleiro no Restaurante Bica do Sapato).

Podem ler em pormenor aqui a crónica de Virgílio Gomes.

Obrigado

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fortaleza do Guincho


Boa noite, em dias difíceis como este mais vale estar quieto, mas como não quero deixar passar muito tempo sem colocar nada.
Este foi o restaurante do meu primeiro estágio. Muito bom. Vale a pena experimentar e mesmo para quem quiser aprender. Aproveitem para pedir um estágio, vão gostar de certeza.
https://www.facebook.com/pages/Por-detr%C3%A1s-da-porta/117848244942623?ref=ts

Obrigado

sábado, 21 de janeiro de 2012

Clube Lusitano - Real Picadeiro

 Picadeiro central do Real Picadeiro
 Foto do Interior do Clube Lusitano
Boa tarde, hoje venho apresentar-vos o meu local de trabalho atual. Neste momento estou a exercer funções de cozinheiro de sexta a domingo, no Clube Lusitano no interior do Real Picadeiro situado Vales de Pêra - Pêra. Logo na saída de Algoz/Pêra da A22 em direção a Pêra podem encontrar-nos.
O nosso restaurante está no interior do Real Picadeiro, um centro equestre que parte de um projeto de divulgação e valorização do cavalo Lusitano. Nós entramos neste projeto com no âmbito de criar uma ponte entre a magia refletida pelos Lusitanos e a tradição do nosso restaurante, trabalhado à base de pratos tipicos portugueses e um toque de modernismo à mistura. Liderado pelo Chefe Luís Parreira.  
Na foto acima temos uma entrada do nosso primeiro Menu de Degustção. Temos uma Barriga de Atum grelhada, acompanhada de um Xerém de coentros frito e uma saladinha miúda. É mais um dos nosso típicos pratos algarvios.


Obrigado

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Açorda de Bacalhau

Bom dia,
Hoje vou falar um pouco da açorda. A açorda é também um prático típico português. É basicamente preparada através de um caldo aromatizado, com fatias de pão inteiras ou então aos bocados, servida com um  ovo escalfado e enriquecido com bastantes coentros. No entanto a nossa gastronomia e nossa cultura traz-nos um algumas variantes. Podemos servir açordas de marisco, de bacalhau, ou outros peixes e até de carne.
Neste caso aqui em cima temos uma açorda de bacalhau um pouco modificada. Temos um caldo preparado à parte com as aparas do bacalhau e aromáticos, depois o bacalhau foi escalfado a vácuo e confitado durante 20 minutos da 70ºC. A clara do ovo foi cozinhada a 60º C durante duas horas e emulsionada com o caldo do bacalhau, a gema foi apenas escalfada sem deixar cozinhar o seu interior. Preparei ainda uma miga de pão com o caldo à parte e servi com uma couve.
Este prato vem de uma ideia do Chefe Vítor Sobral que é um dos profissionais que mais admiro pelo seu currículo e pela forma como trabalha, utilizando bastante o produto português e valorizando a nossa gastronomia portuguesa sem quaisquer preconceitos.

Obrigado

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Xerém de Conquilhas

Boa noite. Nada melhor que estrear o blog com um prato bastante típico da minha terra.
Xerém ou papas de milho como é conhecido em alguns locais, é um prato típico e apreciado em Olhão.
Este é um prato com alguma tradição. Primeiro porque sempre foi um prato muito ligado às famílias menos favorecidas principalmente pescadores, porque é um prato bastante económico e depois porque é bastante sólido, deixando-nos satisfeitos.
O xerém pode ser servido frio, quente, ou até mesmo frito. Pode ser guarnecido também com conquilhas, ameijoas, enchidos, carne frita, ou pão frito.
A forma tradicional de preparar o xerém, é fritar os enchidos e depois juntar água e ir juntando aí cerca de  300g de farinha de milho (para 4 pessoas) e ir mexendo bem para não agarrar (o melhor para mexer será umas varas). Juntar aí um litro de água se for necessário junte mais um pouco. Quando o xerém estiver quase pronto, adicione então as conquilhas ou as ameijoas e abra-as no calor do xerém, nessa altura pode adicionar também o pão torrado ou frito, reveja os sabores e está pronto a servir.
Se pretender um xerém assim um pouco mais composto, pode preparar um caldo à parte, um bom refogado com umas echalotas e alho picado, na altura de juntar os bivalbes, pode aproveitar para abri-los à bulhão pato e juntar no tacho com o seu caldo. No final uns coentros picados que de certeza irá deixar a sua confecção ainda melhor.

Obrigado