segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bacalhau à Braz



Boas
Hoje trago-vos um prato de bacalhau. Trago o “Bacalhau à Braz”, mais um prato português, com uma preparação muito simples, e muito apreciado por nós e bastante consumido em Macau também, e ainda pelos turistas que nos visitam, principalmente os turistas espanhóis que são verdadeiros apreciadores desta confecção e até se pode encontrar muito em Espanha denominado “Bacalao à la revuelto”. A história deste prato resume-se a um comerciante taberneiro de Lisboa que terá inventado este prato de seu nome Brás ou Braz. Para preparar este prato necessita de uma cebola pequena bem picada e refogada, em azeite e alho, depois junta-se o bacalhau demolhado e desfiado, rega-se com leite e deixa-se cozinhar um pouco e tempera-se com pimenta. De seguida junta-se a batata previamente frita e deixa-se cozinhar mais um pouco (existem duas formas de usar a batata, em palito frescas ou batata frita palito de pacote, o mais usual, no entanto para mim não existe melhor que a batata fresca, dá um outro sabor e é mais natural). No final bate-se os ovos com salsa picada e envolve-se com o preparado em lume brando. Não deve deixar cozinhar demasiado para não secar mas deixar ficar cremoso. Para acompanhar nada melhor que uma salada de alface, cebola e orégãos. 

Obrigado

Pedro Coelho

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bolo de Azeite e Mel

Boa noite,
Hoje trago-vos uma sobremesa. Trago um bolo de azeite e mel, uma receita da D. Maria José do "Ciclista". É bastante fácil de preparar e excelente para acompanhar um chá ou um café nestas noites frias de Inverno. Para preparação deste bolo devem começar por bater 8 gemas de ovo com 250g de açúcar, depois juntar 1,5dl de azeite, 130g de mel uma colher de café de canela, raspa de meio limão, continuando a bater. De seguida junta 250g de farinha e colher de café de fermento, e bater muito bem. No fim basta levantar as claras em castelo, envolver no preparado e levar ao forno a 180ºC. E está pronto.

Obrigado

Pedro Coelho

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Amêndoa

Flor da Amedoeira

Boa tarde,
Hoje trago-vos mais um produto da nossa terra. A amêndoa, é a semente considerada um fruto seco do fruto da amendoeira. As amendoeiras crescem em ambientes secos e áridos do Algarve e Douro, há quem diga que são originais do norte de África, outros defendem que são originais do oeste da Ásia e só depois foram exportadas. A amêndoa acaba por ser um fruto bastante utilizado por nós algarvios na nossa doçaria tradicional e alguma na cozinha. Temos doces muito famosos com a amêndoa desde torta de amêndoa, tarte de amêndoa, pudim de amêndoa, os bolos de massa pan, ou até outros bolos regionais, até no muito famoso D. Rodrigo. Fugindo da gastronomia a amêndoa ainda é utilizada por nós cá no Algarve para a produção da Amarguinha mais recente ao Licor de Amêndoa Amarga. Contudo a amêndoa ainda tem a particularidade de ser utilizada para a composição de óleos e essências com propriedades medicinais e importantíssima no ramo dos cosméticos.
Como podem ver apresento-vos mais uma vez um produto do nosso bom Portugal e que por vezes acaba por ser esquecido com as importações que fazemos diariamente.
Obrigado
Pedro Coelho 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados no Clube Lusitano - Real Picadeiro

Olá,
Trago-vos os resultados da noite de Dia dos Namorados no Clube Lusitano - Real Picadeiro que decorreu no passado sábado dia 18. Tivemos um jantar para cerca de 36 pessoas com um menu elaborado pelo Chef Luís Parreira, e trabalhado por mim com a ajuda preciosa do meu colega Zé Menezes. 


Amouse Bouche
A paixão do queijo com a harmonia da marmelada
(Esta foi logo a primeira surpresa da noite, que deixou alguns clientes surpreendidos, a forma como servimos estas iguarias de uma forma tão simples, mas ao mesmo tempo saborosa e bastante atractiva)

Entrada
 Romance do atum com os seus bivalve
(O prato mais apreciado, com alguns elogios muito bons, principalmente ao atum, que era para ser tempura, mas optamos por marcá-lo na grelha e depois levá-lo ao forno para passar mais um pouco, assim ficou num ponto perfeito)

Prato Principal
Pernil com “fogo que arde sem se ver”
(Este pernil em conjunto com um naco de lombo, foi servido com um Xerém composto e legumes salteados, e no fim pelo prato polvilhamos o "fogo que arde sem se ver", as malaguetas desidratadas e reduzidas a pó que em conjunto com o molho deixava um trago na carne espectacular)

Sobremesa
Fofo de chocolate com aveludado de baunilha, gelado de café e pó de amor e canela
(Uma sobremesa muito simples, mas que se torna em conjunto muito saborosa e agradável)

Este foi o menu que apresentamos para este dia. Podem deixar as vossas críticas e opiniões. Estou sempre disposto a ouvir.
Obrigado ao Chef Luís Parreira e ao Zé Menezes. Excelente trabalho.

Obrigado




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estupeta de Atum

Boa noite,
Quantos de vocês conhecem esta iguaria? Isto é chamado por nós cá no Algarve a estupeta de atum.
A estupeta é feito através da carne da barriga do atum que é colocado em conserva numa salmoura. Esta é iguaria é bastante apreciada principalmente por nós algarvios que a comemos numa saladinha com tomate, pimento, cebola e alho, temperado com azeite e vinagre.
Conservas Dâmaso, produtor de muxama, estupeta, espinheta, sangacho, ovas, entre outras iguarias de atum, tenho ideia que seja mesmo a única ou das únicas empresas a trazer para o mercado todos estes derivados do atum. Só é pena que divulgação esteja um pouco limitada a alguma parte do Algarve, e não conseguirmos levar a todos estas maravilhas vindas do nosso mar.
Para preparar a estupeta de atum temos que retirá-la da água em que está conservada, e depois lavá-la muito bem até sentirmos quase ausência de sal. Assim sim, podemos desfiar e preparar a salada, juntar tudo e temperar a gosto.

Obrigado

Pedro Coelho
 Ravioli de cogumelos, creme frutado de açafrão e espuma de couve-flor
 Tamboril com risoto de espargos e creme de marisco
 Lombinho de porco assado, com batata grata e legumes
 Petit gateau de chocolate com gelado de avelã e couli de laranja
A malta toda a trabalhar

Boa tarde,

Vou deixar-vos hoje com um trabalhinho elaborado pela minha turma da escola para um grupo de 80 clientes estrangeiros que costumam passar o dia dos namorados na nossa escola.  É um menu simples, mas que foi bastante apreciado por eles.

Obrigado

Pedro Coelho 

Restaurante "O Ciclista"

Entrada Restaurante "O Ciclista"

Menu dia dos Namorados


Bom dia,
Hoje vou apresentar-vos o primeiro restaurante onde trabalhei. “O Ciclista”, é um restaurante típico e tradicional português, situado em Tavira, mais precisamente por baixo da ponte que passa por cima do rio Gilão na EN125. Neste restaurante podem encontrar vários tipos de iguarias, desde o peixe grelhado, sempre fresco, pratos mais elaborados como por exemplo choquinhos fritos (muito procurados), chocos à pescador, bacalhau à braz, bifes de atum de cebolada, entre outros muito procurados. Podem ainda encontrar as comidas de tacho como arroz de marisco, arroz de lingueirão, de tamboril, cataplanas, e por encomenda ainda podem pedir outras iguarias, que a D. Maria José tem todo o prazer de elaborar com certeza. Esta senhora é a responsável pela cozinha e pela qualidade que dali sai, a par com seu marido o Sr. Diamantino Evangelista dono e gerente do restaurante, e patrão da zona da grelha, onde só ele se aplica com qualidade de produtos e preparação que todos eles levam. A foto acima é uma foto do dia dos namorados da passada terça-feira. Tivemos um menu para este dia elaborado pela D. Maria José, no valor de 25€ para duas pessoas. Começava com uns camarões fritos, depois um folhadinho de bacalhau, de carne uns lombinhos de porco enrolados em bacon e para terminar uma delícia de chocolate. A adesão foi bastante boa, e acabámos por trabalhar bem.

Restaurante “O Ciclista” – Tavira, um restaurante a experimentar, é à confiança que os convido a lá ir.
Obrigado
Pedro Coelho

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bacalhau à Gomes de Sá

Boa noite malta,
Hoje trago-vos um tradicional prato português, o Bacalhau à Gomes de Sá, uma confeção bastante simples de preparar. Esta acima foi preparada pela minha turma para o refeitório da escola na terça passada. Esta confeção é uma receita tradicional portuguesa já centenária criada por português de nome José Luís Gomes de Sá, um comerciante do Porto. A receita original diz que o bacalhau era assado no forno coberto de leite e azeite, com a cebola e alho. Depois eram cozidas as batatas e depois peladas. Cortam-se às rodelas e junta-se o bacalhau lascado e a cebola alourada por camadas, e de seguida volta para o forno com as azeitonas e a salsa picada.
Nós nesta receita alterámos um pouco a original e cozemos o bacalhau e lascamos, refogamos a cebola e cozemos ainda as batatas com pele. Montámos num container com as batatas por baixo, depois a cebola, o bacalhau, novamente bacalhau e batatas, regámos azeite e temperámos com sal e pimenta, depois ovo cozido, azeitonas e salsa picada. Cobrimos com uma folha de papel vegetal para evitar queimar a superfície e colocamos no forno durante 15 minutos aproximadamente a 180º C.
Eu pessoalmente prefiro preparar o bacalhau quase de igual forma mas na altura de montar prefiro refogar a cebola em azeite e alho, juntar depois as batatas e o bacalhau, saltear um pouco e juntar por fim as azeitonas, o ovo e a salsa picada, salteando só mais uma vez. Penso que fica com um sabor melhor e mais aguçado.

Obrigado

Pedro Coelho

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bourdain em Lisboa


Boa noite,
Hoje venho deixar aqui uma pequena notícia que deixa agradados todos os profissionais de cozinha com certeza.
Depois de visitar os Açores e o Porto Anthony Bordain regressa a Portugal em mais um episódio do seu famoso programa, "No Reservations".
Bourdain famoso cozinheiro e escritor a que alguns tem inspirado regressou no final do ano passado ao nosso país e desta vez visitou Lisboa e conheceu mais um pouco da nossa gastronomia. No link em baixo podem ver uma pequena e entrevista de Bourdain e ouvir o que ele tem a dizer da nossa cultura.
Bourdain em Lisboa

http://www.anthonybourdain.net/

Obrigado

Pedro Coelho

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Muxama de atum

Boa  noite,
Hoje venho apresentar-vos o nosso presunto do mar, a Muxama de atum. Este é um produto feito a partir do lombo do atum, que é passado por sal e depois é bem lavado e de seguida posto a secar em lugares secos e não húmidos. Este processo foi criado pelos Romanos e Fenícios em terras algarvias há 2000 anos atrás, adoptado pelos Mouros depois que deixaram o nome a esta belíssima iguaria. A muxama geralmente é comida fatiada finamente como está na foto acima, como aperitivo ou em saladas. Uma iguaria bastante desconhecida no nosso país. Mas muito apreciada no nosso Algarve.

Obrigado

Pedro Coelho