segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bife de Atum de Cebolada

Boa noite,
Hoje trago-vos mais um prato típico do nosso Algarve. Temos o bife de atum de cebolada, que é um prato bastante saboroso, e muito simples de elaborar.
Este prato vem de uma tradição de várias gerações. Nós no Algarve sempre fomos reconhecidos pelas grandes armações de atum que sempre tivemos ao longo da nossa costa. O atum é um peixe muito característico, são animais que rondam os 100 e os 250 Kg os melhores exemplares e medidas de 2 a 3m. O atum desde a altura do ano 150 que tem vindo a ser capturado na nossa costa, depois com o aparecimento da indústria conserveira, também pioneira no Algarve. As conservas de atum começaram a sair e atualmente são vendidas para muitas partes do mundo e bastante apreciadas.
No Algarve temos Lagoa, Olhão, Tavira, que são cidades com forte ligação à pesca do atum. Atualmente temos uma empresa japonesa sediada aqui em Olhão, que nasceu em 1996 que tem como objectivo a apanha do atum fornecendo o mercado japonês para que seja feita o comércio do sushi tão apreciado pelos japoneses. O atum é um peixe com uma história vastíssima.
Para este prato optei pelas batatas cozidas para acompanhar, isto para começar, mas há imensas pessoas que servem com batatas fritas, e acreditem que a batatinha frita naquele molho do atum fica com um sabor espectacular. Isto é muito simples. Apenas convem temperar os bifes cortados com cerca de 1 a 2 cm de altura com sal, pimenta, uns alhinhos, louro, vinho branco e um pouco de vinagre se quiserem. Depois se preferirem refogar a cebola à parte para não correrem o risco de queimar, isso é à escolha. Mas podem refogar a cebola ligeiramente, depois juntar os bifes temperados e deixar cozinhar com uns alhos picados à mistura, quando estiverem quase terminados refresca-se com vinho branco e tapa-se para terminaram. Não devem deixar cozinhar demasiado porque depois o bife vai acabar por perder a suculência e vai ficar seco.
Por fim como não podia deixar de ser, envolvemos as nossas batatas previamente cozidas com o molho na frigideira e damos amor ao nosso prato (coentros picados por cima).

Obrigado
Pedro Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário