terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marmelada

Boas pessoal,
Hoje venho mostrar um pouco da nossa terra. Vou falar-vos de marmelada. Isto porque recebi um email com uma crónica do famoso crítico gastronómico Virgílio Gomes.
Bem a marmelada é um produto feito a partir dos marmelos que é o fruto do marmeleiro. A marmelada acaba por ser  um puré da polpa do marmelo cozinhado e açucarado.
A marmelada em tempos dos nossos avós era uma iguaria muito apreciada em Portugal, acabou por desaparecer um pouco e agora regressa novamente com os chefs atuais a fazerem uso do que de tradicional há em Portugal.
Para a marmelada precisamos de 2kg de marmelos, cortar aos quartos tirando as pevides e colocar numa bacia com água e uma mão de sal grosso. No fim devem ser passados por outro água e bem lavados. Num tacho juntar 2/3 de um copo de água e 1 kg de açúcar e levar ao lume deixando cozer até fazer ponto estrada. Passar pela varinha mágica e verter num tabuleiro deixando arrefecer. Cobrir com um papel vegetal e levar ao frio. Receita by: Chef António Marques (Chef Pasteleiro no Restaurante Bica do Sapato).

Podem ler em pormenor aqui a crónica de Virgílio Gomes.

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário