Boa noite malta,
Hoje trago-vos um tradicional prato português, o Bacalhau à Gomes de Sá, uma confeção bastante simples de preparar. Esta acima foi preparada pela minha turma para o refeitório da escola na terça passada. Esta confeção é uma receita tradicional portuguesa já centenária criada por português de nome José Luís Gomes de Sá, um comerciante do Porto. A receita original diz que o bacalhau era assado no forno coberto de leite e azeite, com a cebola e alho. Depois eram cozidas as batatas e depois peladas. Cortam-se às rodelas e junta-se o bacalhau lascado e a cebola alourada por camadas, e de seguida volta para o forno com as azeitonas e a salsa picada.
Nós nesta receita alterámos um pouco a original e cozemos o bacalhau e lascamos, refogamos a cebola e cozemos ainda as batatas com pele. Montámos num container com as batatas por baixo, depois a cebola, o bacalhau, novamente bacalhau e batatas, regámos azeite e temperámos com sal e pimenta, depois ovo cozido, azeitonas e salsa picada. Cobrimos com uma folha de papel vegetal para evitar queimar a superfície e colocamos no forno durante 15 minutos aproximadamente a 180º C.
Eu pessoalmente prefiro preparar o bacalhau quase de igual forma mas na altura de montar prefiro refogar a cebola em azeite e alho, juntar depois as batatas e o bacalhau, saltear um pouco e juntar por fim as azeitonas, o ovo e a salsa picada, salteando só mais uma vez. Penso que fica com um sabor melhor e mais aguçado.
Obrigado
Pedro Coelho
Sem comentários:
Enviar um comentário